By Neal Taparia - 8/14/2024
Você sabe como jogar FreeCell? Essa variação de Paciência é uma alternativa perfeita para quem pretende passar o tempo sem querer jogar mais um pouco de Paciência tradicional. Inclusive, esta versão costuma ser mais rápida, porque as cartas começam reveladas desde o início.
Na prática, você novamente joga com um baralho comum, sendo 52 cartas ao todo. Elas são distribuídas em fileiras e colunas. Contudo, este jogo de baralho se diferencia da solitude tradicional porque mostra as cartas desde o começo.
Como as cartas são mostradas desde o início, você tem a possibilidade de pensar e agir mais rapidamente sem depender tanto da sorte. Isso deixa a rodada mais dinâmica e, acima de tudo, recompensa mais as pessoas com raciocínio forte.
Neste guia completo, trazemos mais detalhes como este jogo funciona e ensinamos tudo o que você precisa para começar a jogar para valer!
O FreeCell é uma variação do Jogo Paciência que valoriza mais o raciocínio rápido do jogador. Isso porque, ao invés de depender muito da sorte, as cartas são relevadas desde a primeira rodada. Desta forma, o jogador consegue pensar e prever melhor as próximas rodadas.
O nome “FreeCell” diz respeito aos campos livres, isto é, as “free cells”. É lá que o jogador consegue destinar as cartas do tabuleiro. O nome também impacta nas células fundadoras, as “Home Cells”. Para entender melhor, confira mais detalhes a seguir!
Antes de aprender como jogar Paciência FreeCell, é importante considerar três pontos principais. Se estiver familiarizado em como jogar Paciência Spider, então tirará de letra!
Sabe o que os 10 jogos de cartas fáceis de jogar têm em comum com o FreeCell? Todos têm regras claras em relação a como jogar e realizar os seus movimentos. Para a diversão ser completa, confira a seguir as regras para as rodadas!
Essas regras devem ser respeitadas para você ter a melhor experiência. Felizmente, hoje em dia dá para jogar FreeCell pelo celular gratuitamente sem problema. Desta forma, as regras são aplicadas automaticamente e você não tem chance de fazer uma jogada errada por desatenção!
O Paciência FreeCell surgiu em 1978, pelo estudante de medicina Paul Alfille. À época, Alfille foi responsável por uma versão alterada e programada de FreeCell. Isso aconteceu em um computador da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos.
Logo após a primeira versão criada pelo estudante de medicina, o jogo passou a ser mais popular em 1991. Isso porque passou a ser pré-instalado em todos os computadores com sistema operacional Windows, da Microsoft. De lá até os dias atuais, o jogo está entre os mais populares.
Vale destacar que isso não responde à pergunta de quem inventou o paciência. Também conhecido como Solitaire no inglês, a versão original surgiu em 1990.
Acredita-se que o responsável pelo jogo foi um estagiário da Microsoft, Wes Cherry. O jovem adicionou o jogo na versão 3.0 do Windows, em 1990. Após o lançamento do sistema operacional, o jogo se destacou e ganhou adeptos em todos os cantos do mundo.
Uma curiosidade sobre o jogo de paciência original, o responsável pela ideia do jogo, Wes Cherry conta que nunca recebeu nada por causa do acréscimo do jogo no sistema do Windows, da Microsoft.
Existem outras variações de Paciência original. Agora que você aprendeu como jogar FreeCell, busque conhecer também os jogos abaixo:
Sim, Paciência FreeCell vale a pena. Sendo tão bom quanto o jogo original, esta variação de Paciência que conhecemos chama mais a atenção por revelar imediatamente todas as cartas. Com isso, todo jogador tem mais chance de fazer jogadas consistentes e mais gratificantes.
Além disso tudo, vale lembrar que os jogos de Paciência, considerando todas as suas muitas variações, fazem bem para o corpo. Muitos psicanalistas e também entidades defendem o uso terapêutico de jogos de cartas, a fim de promover a saúde mental e o bem-estar cognitivo!