Quem inventou o Paciência?

By Neal Taparia - 7/16/2024


Conhecido como um dos jogos de cartas mais populares do mundo, o Paciência é dinâmico, simples e compatível com variados perfis. No entanto, falar sobre as suas origens nos remete a uma história de alguns séculos atrás.

O Jogo Paciência hoje é encontrado em diferentes modelos, em versões online e offline, que podem variar de acordo com as preferências de cada jogador. Abaixo, contamos um pouco mais sobre a história do Paciência e revelamos como surgiu um dos clássicos de cartas mais amados pelos brasileiros.

Revelando detalhes sobre Paciência: quem é o inventor do jogo?

O Paciência é um jogo conhecido pela disponibilidade em aparelhos com o sistema operacional Windows. Quem já teve um computador sem internet, sabe o quão importante era ter uma versão do jogo de cartas para matar o tempo livre.

A primeira aparição da versão online de Paciência em computadores foi em 1990, quando esteve disponível em uma versão 3.0, e foi montado por Wes Cherry, então empresário do Windows. Ele já vinha instalado nos aparelhos e não exigia conexão com a internet.

Além de ser um ótimo passatempo para quem tinha computador, o Paciência se tornou fundamental para os novos usuários a entenderem como funcionava um mouse de computador, dispositivo pouco conhecido até então.

Na época, Wes não fazia ideia que Paciência poderia se tornar um jogo tão popular. Anos depois, ele buscou receber royalties pelo serviço prestado a Windows, mas acabou não conseguindo a sua recompensa após entrar na Justiça.

Surgimento histórico de Paciência

Embora Wes seja o responsável pelo surgimento de Paciência como um passatempo para quem tinha um computador, não foi ele o verdadeiro inventor do jogo. Para entender melhor essa história, precisamos voltar ao Canadá durante o século XIX.

Naquela época, em plena febre do ouro, os canadenses se divertiam com a versão de “Klondike”, que é similar ao jogo Paciência. A alta popularidade desta versão de cartas chegou aos Estados Unidos, que também passou a adotar Klondike em sua jogatina.

Embora tenha sido o responsável direto pela popularização do jogo Paciência no mundo inteiro, Wes apenas adaptou um modelo de jogo que já era popular na região da América do Norte há décadas atrás.

Como funciona o jogo Paciência

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a história de Paciência, vamos explorar os mecanismos e a dinâmica do jogo que, até hoje, é visto por muitos fãs como uma das principais escolhas para se divertir com as cartas.

Paciência é um jogo individual, cujo principal objetivo é ordenar todas as quatro pilhas de cartas por naipe e em ordem crescente. Para isso, os jogadores contam com sete colunas (o número pode variar de acordo com o modelo) e uma pilha que completa as 52 cartas.

No começo do jogo, as cartas são embaralhadas e, então, cada coluna apresenta apenas uma carta virada para cima. A partir daí, é preciso montar as combinações e empilhar as cartas por naipe ou ordem nominal. Ou seja, é possível misturar os naipes, embora a estratégia do jogo seja garantir as pilhas separadas em ouros, paus, espadas e copas.

Como a mistura de cartas é possível e as combinações podem variar conforme a disponibilidade em cada coluna, o Paciência é um jogo que exige estratégias bem montadas que envolvem cautela, cálculos matemáticos e muita concentração em cada movimento.

Dicas para jogar Paciência

As estratégias para ganhar no FreeCell são muito semelhantes às de Paciência. De modo geral, é preciso prestar atenção na separação das pilhas e na forma como as cartas são distribuídas ao longo do jogo. Confira 3 dicas valiosas:

  1. Priorize virar as cartas das colunas: não acumule muitas cartas no jogo, principalmente nas rodadas iniciais. Para isso, considere movimentar apenas aquelas cartas que já estão na coluna, abrindo novas com a movimentação do baralho.
  2. Antecipe as suas ações de jogo: antes de movimentar uma carta, considere quais serão os seus próximos movimentos com base na decisão tomada. Essa estratégia deve ser praticada ao longo de todo o jogo e é fundamental para os resultados finais.
  3. Comece no nível iniciante: é possível encontrar diferentes níveis de dificuldade no jogo Paciência e, caso você não seja tão experiente, considere praticar antes de explorar cenários mais complexos como, por exemplo, o jogo com 2 baralhos.

Onde jogar Paciência online?

O jogo Paciência não vem mais instalado em sistemas operacionais do Windows, assim como acontecia há alguns anos atrás. No entanto, é possível instalar uma versão para PC ou até mesmo jogá-lo gratuitamente em plataformas online. Para tal, experimente o jogo Paciência e aproveite!

Os amantes de Paciência também podem se divertir com o jogo em versões móveis para celular. Outra alternativa é jogar com cartas físicas ou entre amigos. Para isso, basta ter um baralho de 52 cartas em mãos e montar as colunas de acordo com as suas preferências. Em seguida, é só misturar as cartas, estruturar o jogo em uma mesa e começar a divertir-se!

Outros jogos de cartas que valem a pena conhecer

Além de Paciência, há pelo menos outros 10 jogos de cartas para um jogador para experimentar. Abaixo, listamos algumas opções que valem a pena conhecer:

  • Can-Can: livre-se de todas as cartas em sua mão antes que os seus adversários
  • Rouba-Monte: monte a sua estratégia e saiba como encerrar a sua mão
  • Burro: siga a ordem do jogo para tentar vencer neste jogo popular
  • Buraco: as duplas que mais pontuam vencem o jogo
  • Sueca: faça a sua dupla e vença os adversários com estratégias coletivas
  • Kemps: saiba comunicar-se com o seu parceiro para buscar as vitórias
  • Truco: combine boas estratégias com um blefe afinado neste jogo especial
  • Pife: este é um dos jogos de cartas para 2 jogadores mais populares do Brasil