By Neal Taparia - 6/25/2024
Muita gente conhece o Paciência jogado no computador, mas com um baralho comum, você mesmo pode configurar o jogo em sua própria casa e jogar sozinho. A seguir, mostramos como montar o jogo e como jogar passo a passo:
O primeiro passo de como jogar Paciência é organizar a mesa. Primeiro, você deve pegar um baralho completo de 52 cartas (coringas não entram) e embaralhar. Em seguida, será necessário distribuir as cartas em 7 colunas, da seguinte forma:
Agora, você deverá finalizar a organização completa do Jogo Paciência. Na etapa anterior, foram utilizadas 28 cartas, mas ainda restam 24 cartas para o restante do jogo e espaços adicionais onde as cartas deverão ser posicionadas.
A configuração completa é feita dividindo o jogo em 4 espaços, da seguinte forma:
Com o tabuleiro montado, você está pronto para jogar Paciência. Diferente dos melhores jogos de cartas para 3 jogadores, 2 jogadores, etc, o Paciência é jogado totalmente sozinho. O objetivo do jogo é movimentar as cartas de forma a posicionar todo o baralho nas pilhas de fundação, na sequência de A a 10, J, Q e K de cada naipe.
Para isso, existem algumas regras que você deve seguir:
As cartas da mesa viradas para cima podem ser movimentadas entre as colunas, ou da mesa para as pilhas de fundação. As pilhas de fundação precisam estar na sequência do baralho, no mesmo naipe. Cada pilha começa com A e segue até o K, sempre com o mesmo naipe por cima do outro.
vAs cartas da mesa também precisam se encaixar uma na outra em ordem numérica, no entanto, as cores precisam ser alternadas. Abaixa do K preto, por exemplo, precisa estar um Q vermelho, em seguida, um J preto, e assim por diante.Nas colunas, as cartas podem ser movidas individualmente ou na coluna inteira. Você pode movimentar um 10 preto em direção ao J vermelho, por exemplo, ou movimentar o 10 junto com as cartas da sequência (8, 7, 6, 5 e assim por diante).
A partir do momento que você move a última carta de cada coluna, a carta virada para baixo é exposta. Se todas as cartas da coluna são reveladas e removidas, a coluna fica exposta e pode ser ocupada pela carta mais alta de cada sequência: o K.
Desta forma, apenas o K pode ser movido de uma coluna para um espaço vazio. Já as cartas inferiores ao K precisam ser posicionadas na carta sequencial acima, seja nas colunas da mesa ou nas pilhas de fundação.
Por fim, as cartas do monte também podem ser utilizadas nas colunas ou diretamente nas pilhas de fundação. Vamos supor, por exemplo, que na 3ª coluna tem um 6 preto e na 4ª coluna um 4 preto. É necessário utilizar um 5 vermelho abaixo do 6 para encaixar as cartas, e você pode recorrer ao monte e verificar se há um 5 nessa cor.
À medida que você vai liberando as cartas presas nas colunas e montando sequências, as cartas mais baixas vão sendo colocadas nas pilhas de fundação, começando pelos ases. O jogo acaba com vitória quando todas as cartas são posicionadas nesse espaço.
No entanto, é possível que você fique sem nenhum movimento possível para liberar novas cartas das colunas. Quando o jogo prende e não há nenhuma movimentação de cartas possíveis, significa que você perdeu.
A configuração de Paciência que ensinamos é a do jogo clássico, que se popularizou nas primeiras versões do Windows. No entanto, existem outras variações, com diferentes formas de jogar e configurações de mesa.
Se você aprender como jogar FreeCell, por exemplo, verá que todas as 52 cartas do baralho aparecem viradas para cima, em 8 colunas, com 7 cartas nas 4 primeiras colunas e 6 cartas nas 4 últimas colunas.
O objetivo do jogo é o mesmo (completar as pilhas de fundação), mas a configuração do jogo muda. Além da distribuição das cartas, há 4 células livres, onde você pode mover as cartas que quiser para ir montando as sequências das colunas e das fundações.
Outra variação bastante comum é o Paciência Spider. Essa diversificação é jogada com 2 baralhos, 10 colunas e 8 pilhas de fundação. Jogando o Paciência Spider eletronicamente, você pode decidir o nível de dificuldade fácil, média ou difícil conforme os naipes – no fácil, por exemplo, todas as cartas são do mesmo naipe, o que facilita a formação de sequências.
Jogando com 2 baralhos de verdade, você mesmo pode optar sobre as regras de conexão das cartas. Você pode decidir que as cartas se conectam independentemente do naipe, o que torna o jogo, na prática, igual ao nível fácil do Paciência Spider pelo computador.