By Neal Taparia - 7/9/2024
O Jogo Paciência é até hoje muito popular entre os amantes de cartas. Visto como um passatempo para muitos, ele pode se mostrar como um desafio especial na busca por tempos recordes ou até mesmo níveis de dificuldade mais elevados.
Você já parou para pensar se todo jogo de paciência pode ser vencido? As chances de vencer são grandes, mas há diferentes modelos de jogos e, com eles, variadas estratégias. Abaixo, trouxemos algumas dicas que podem se encaixar com o seu estilo de jogo e potencializar as suas jogadas. Confira!
Uma boa organização inicial pode ser decisiva para resultados positivos no jogo. Até por isso, começar com movimentos precisos deve ser tratado como uma obrigação por aqueles que desejam terminar o jogo Paciência sem grandes dificuldades.
Não dá para saber quais serão as primeiras cartas, e muitas vezes elas sequer apresentam boas combinações. No entanto, priorize movimentá-las primeiro, pois elas podem abrir espaço para cartas que já estão na coluna.
Além de garantir que você não irá aumentar o volume de cartas por coluna, será possível montar combinações que devem estruturar a base da sua estratégia ao longo dos próximos minutos jogando Paciência.
Além de começar com as cartas de cima, mantenha prioridade sobre as colunas. Isso não significa dizer que você não possa utilizar o banco de cartas durante o jogo, mas vale a pena segurá-lo ao máximo que puder.
Quanto mais cartas empilhadas em suas colunas, mais difícil o jogo pode se tornar ao longo do tempo. Embora não seja possível em todos os cenários, tente ser cauteloso com as cartas do banco até, pelo menos, a montagem do primeiro naipe.
Assim que o volume de cartas diminuir, a dinâmica do jogo tende a ficar mais fluida e simples. Para que isso aconteça, é preciso ter cautela e saber como selecionar as ações de jogo ao longo da partida.
Assim que o jogo apresentar um caminho a ser seguido, será preciso abrir também as cartas que estão na pilha. Mas tome cuidado, pois essa ação repetida pode se tornar uma armadilha para os seus resultados finais no jogo.
Tente manter um equilíbrio na forma como as cartas são retiradas dos montes, aumentando as chances de encontrar novos espaços e progredir na montagem do jogo. De qualquer forma, caso tenha a opção de retirar as cartas da coluna, priorize essa ação.
Um erro muito comum de quem joga Paciência é montar as colunas sem um critério de naipe desde o começo. Além de tornar o jogo mais confuso, essa estratégia pode comprometer os resultados finais e tornar a sua mão inviável para uma vitória.
Logo na primeira ação de jogo, é importante atentar-se aos naipes ou, pelo menos, agrupamentos de fácil movimentação. Muitas vezes, não será possível montar uma coluna inteira com apenas cartas de paus, por exemplo, mas é fundamental ter a facilidade necessária para fazer os ajustes quando for necessário.
Se você já sabe como jogar FreeCell, consegue notar que a estratégia de Paciência é praticar o estudo de movimentos. Antes de passar uma carta da coluna 1 para a coluna 5, tente prever o que o movimento irá implicar nas suas próximas 2 ou 3 ações dentro do jogo.
Quanto mais você pratica o planejamento de movimentos, mais automático se torna a ação premeditada. Apesar de parecer uma dica simples, ela acaba sendo pouco utilizada por quem não tem experiência no jogo e, muitas vezes, acaba sendo decisiva para os resultados em uma sessão.
Não se limite a apenas uma opção de movimento. Em suas colunas de Paciência, considere ter um mínimo de duas opções para pelo menos uma carta, pois isso possibilita a adoção de diferentes estratégias ao longo das rodadas.
Durante os primeiros movimentos, essa estratégia pode até parecer difícil, mas você poderá notar como ela facilita o desenvolvimento das pilhas e, a partir da metade do jogo, torna a sua missão de concluir os baralhos muito mais simples.
Abrir espaço e encontrar novas rotas é um passo fundamental para quem deseja fechar a sua mão de Paciência. E para isso, nada melhor do que fechar o primeiro baralho com antecedência para abrir espaço na mesa e facilitar as rodadas.
Há diferentes estratégias de jogo, e muitas delas podem até não indicar o fechamento de baralho como prioridade. No entanto, quando estamos falando de jogadores iniciantes, vale a pena considerar essa ação como parte vital por melhores resultados.
Além de verificar caminhos abertos, atente-se também aos caminhos fechados. Ao notar que uma carta está, por exemplo, bloqueando a saída ou entrada de um novo agrupamento, tente resolver o problema rapidamente e não o deixe para depois.
Jogar Paciência é saber como gerenciar diferentes obstáculos em busca de um só objetivo, mas as ações de jogo não são necessariamente ofensivas o tempo todo. Muitas vezes é preciso dar um passo para trás e, em seguida, avançar mais casas e abrir novos espaços.
O orgulho não pode falar mais alto do que o seu objetivo de vencer uma rodada de Paciência. Por isso, praticar o return deve ser visto como uma ação comum de alguém que está definindo novas estratégias e buscando se aperfeiçoar no jogo.
Caso tenha notado que o jogo fechou e não há soluções na mesa, considere voltar uma, duas ou até 3 ações de jogo, se necessário. Assim como em outros jogos, a repetição em Paciência faz parte do processo de aprendizado e aperfeiçoamento.
Há diferentes tipos de jogos de paciência, mas todos eles apresentam o mesmo objetivo final. Falar sobre a perspectiva de jogo pode ser um diferencial em seus resultados, afinal, quanto maior o seu repertório, maiores serão as possibilidades.
Para aumentar o seu nível de experiência no jogo de cartas online, compartilhe as suas opiniões com outros jogadores e leia mais sobre estratégias e metodologias aplicadas no jogo, considerando as suas diferentes variações.